Home Data de criação : 09/05/29 Última atualização : 13/06/27 14:10 / 1688 Artigos publicados

ERVA-DOCE: Um santo remédio para o sistema digestivo  (O Poder das Plantas) escrito em segunda 08 junho 2009 08:45

chá, erva-doce, ervas, fitoterapia, infusões

Blog de lunallena :Lunallena, ERVA-DOCE: Um santo remédio para o sistema digestivo


A principal característica da erva-doce é ajudar na digestão. Também conhecida pelo nome de funcho, a erva-doce é natural do Oriente e dos países do mediterrâneo. Além de ser consumida na forma de chás, é muito usada na culinária, no preparo de pães, balas, bolos, biscoitos e licores. Na cosmética, a erva-doce também é bastante utilizada na essência de perfumes e cremes, por exemplo.

 



Propriedades terapêuticas: A erva-doce possui propriedades alcalinizantes e, por isso, funciona omo expectorante. Como é rica em cálcio e fósforo, contribui para a redução de dores musculares e reumáticas. Possui ainda vitaminas do complexo B, principalmente niacina, que equilibra a digestão e estimula o apetite.

Principais benefícios: A erva-doce tem um uso popular muito vasto. O mais difundido é no combate aos gases intestinais e no auxílio à digestão. Além disso, mastigar sementes de erva-doce antes das refeições ajuda a aumentar o apetite. Também é usada para melhorar o aleitamento materno, já que sua ingestão estimula a produção de leite. Apesar de seu uso ser um hábito que já vem de muitos séculos, a ciência moderna ainda tem poucos estudos científicos sobre seus efeitos.

Indicações:

- Diminui cólicas intestinais e gases
- Combate intoxicações
- Alivia dores musculares e reumáticas
- Possui acção expectorante e diurética
- Aumenta a producção de leite materno


Curiosidade: Existe um grande número de passagens em mitos gregos que conta com a presença de ramos de erva-doce. Segundo uma das mais famosas lendas, Prometeu usou um ramo de erva-doce para roubar dos deuses o segredo do fogo e entregá-lo aos homens mortais.

Contra-indicação: A erva-doce não deve ser consumida por pessoas com epilepsia e gestantes.


CHÁS PODEROSOS:

Gases: em uma panela, ferva 1 colher (sopa) de sementes de erva-doce em 1 litro de água. retire do fogo e espere amornar. Coe e beba 1 chávena (chá) a cada 6 horas

Falta de apetite: ferva 2 colheres (sopa) de sementes de erva-doce em 1 litro de água. Espere amornar, coe e tome 1 chávena (chá) 1 hora antes das principais refeições.

Vômito: em uma panela, ferva 1 colher (café) de sementes de erva-doce, 1 colher (café) de folhas de hortelã e 1/2 litro de água. Deie amornar, coe e beba 1 chávena (chá), sem adoçar.

Compartilhar

Faça um comentário!

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.
Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.198.94.76) para se identificar     

Nenhum comentário
ERVA-DOCE: Um santo remédio para o sistema digestivo


Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para lunallena

Precisa estar conectado para adicionar lunallena para os seus amigos

 
Criar um blog