Home Data de criação : 09/05/29 Última atualização : 13/06/27 14:10 / 1688 Artigos publicados

BOLDO-DO-CHILE: Poderoso digestivo e óptimo para o fígado  (O Poder das Plantas) escrito em quarta 24 junho 2009 20:22

boldo-do-chile, chá, ervas, fitoterapia, infusões, poder das plantas

Blog de lunallena :Lunallena, BOLDO-DO-CHILE: Poderoso digestivo e óptimo para o fígado


    Seu cheiro lembra hortelã ou melissa, mas o sabor do boldo-do-chile (Peumus boldus) não é lá dos mais agradáveis. Apesar do seu gosto amargo, os benefícios que o chá dessa planta representam ao organismo compensam o sacrifício de ingerí-lo. considerado um poderoso tónico digestivo, possui eficiente efeito no tratamento contra gases intestinais e cáluculos biliares.


Propriedades terapêuticas: Os remédios para tratar males do fígado dificilmente apresentam bons resultados, por ser este um dos órgãos de maior resistência do corpo humano. O que não é o caso do boldo: agindo de forma terapêutica, sua principal indicação é para o tratamento das moléstias desse órgão. A planta funcionamento como um "detergente" no organismo graças à boldeína (exactamente a substância amarga que tem em suas folhas). Em doses moderadas, atua sobre a vesícula biliar, pois aumenta a secreção e normaliza as disfunções da bílis. E ainda melhora a má digestão pois divide as gorduras em partículas, favorecendo sua assimilação. O chá dessa planta, que tem sua origem no Chile, também é indicado no combate à prisão de ventre, pois elimina gases. Possui acção sedativa e é eficaz contra insônia. Por ser diurético, pode ser usado no tratamento contra cistite ou pedra nos rins. Sua actuação como tônico digestivo tem o poder de aumentar o apetite. Pesquisas mostram que o boldo possui substâncias capazes de relaxar a musculatura e melhorar o funcionamento do intestino.

Indicações:

- Combate males do fígado
- Controla diarréia
- Age como tônico digestivo
- Melhora prisão de ventre
- Tem efeito diurético
- Estimula a vesícula
- Aumenta o apetite
- Ajuda a eliminar pedras nos rins
- Ameniza a cistite

Contra indicações: O chá de folhas de boldo não deve ser tomado por mulheres grávidas nem por pessoas com hepatite aguda. Se for ingerido em doses excessivas pode ser tóxico.

CHÁS PODEROSOS:

Contra doenças do fígado: Ferva 3 folhas de boldo em 1 litro de água. Espere amornar, coe e tome 5 chávenas (chá) ao dia.

Alívio da cólica menstrual: Ferva 3 folhas de boldo em 1 litro de água. Espere amornar; coe e tome 4 chávenas (chá) ao dia.

Estimulante do apetite: Macere 1 colher (sopa) de folhas de boldo. Misture com 1 chávena (café) de álcool e 1 chávena (chá) de água, depois tempe e deixe descansar durante 3 dias. Coe e guarde em um vidro. Tome 1 colher (café) com um pouco de água antes das refeições.


Compartilhar
1 Fan

Faça um comentário!

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.
Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (50.16.130.188) para se identificar     

Nenhum comentário
BOLDO-DO-CHILE: Poderoso digestivo e óptimo para o fígado


Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para lunallena

Precisa estar conectado para adicionar lunallena para os seus amigos

 
Criar um blog